2.10.10

Groselhas - Doces ou Amargas? | Red Currants - Sweet or Sour?

Há dias o meu marido comprou-me groselhas. Nunca tínhamos experimentado e por isso decidiu comprar. Sabia que eu ia ficar feliz e ia fazer alguma receita boa.

Realmente fiquei feliz! As groselhas eram lindas, com um vermelho muito vivo e um aspecto apetitoso. 
Acabei por não provar logo e dediquei-me à pesquisa de receitas. Na embalagem vinha a denominação em português e em inglês, red currants.
Encontrei receitas de doce e também uma tarte. Para fazer doce era muito pouca a quantidade de frutos, por isso decidi que faria uma tarte no fim-de-semana.
Provei um dos frutos, depois outro...eram bem amargos aqueles bagos...
Desafiei o meu marido; ele desconfiou logo que algo se passava, mas provou e também achou o mesmo que eu.

Bem, só me restava esperar que ficassem com outro sabor na tarte...


A receita foi retirada do site Allrecipes.com

É muito simples, com ingredientes que habitualmente temos em casa.

Tarte de Groselhas

1 1/2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 chávena de margarina amolecida
1/2 chávena de açúcar
2 gemas
raspa de limão
 _______
2 claras
1/2 chávena de açúcar
2 colheres de chá de maizena
2 chávenas de groselhas (usei a quantidade da embalagem 125g)

Num recipiente juntar a farinha e o fermento. Misturar a margarina, o açúcar, as gemas e a raspa de limão até formar uma massa homogénea. Se necessário, juntar um pouco de água. Deixar descansar em local fresco, por 30 mins.
Pré-aquecer o forno a 165ºC.
Forrar com a massa uma forma de fundo amovível.
Levar ao forno por 25 mins, ou até ficar dourada.
Para a cobertura, bater as claras até ficarem em castelo. Adicionar aos poucos o açúcar e a maizena. Bater mais uns minutos e por fim envolver as groselhas. Colocar a mistura por cima da massa e levar ao forno por 10 mins, ou até o merengue ficar dourado.



A tarte fica linda e até é bastante saborosa. No entanto, percebe-se que o fruto tem uma natureza amarga, meio ácida, que acaba por retrair-nos a comer.
O meu parceiro de provas até comeu bastante e está determinado a dizimar a tarte. Concorda que ficou amarga por causa das groselhas, mas acha que é uma questão de hábito.

O que sei pelas minhas pesquisas é que muitos adoram groselhas e a  tarte que experimentei é particularmente apreciada.
Este fruto é uma óptima fonte de vitamina B1 e C, ferro, fósforo, potássio, entre outras propriedades.

Será que os habitantes do Sul da Europa não estão tão preparados para aceitar este tipo de fruto vermelho? Será que tivemos azar com a nossa remessa? Não sei responder.
No entanto, já tenho uma voluntária (a minha mãe) que vai comprar groselhas para tirar esta dúvida. Esperemos que tenha melhor sorte com a colheita.
________________________

Some days ago my husband came home with red currants. We never tried before and he knew it would make me happy. And it did!
However, when we tasted they were very sour, but I had to use them anyway.
I found a good recipe at Allrecipes.com, Red Currant Pie.
I tried it this weekend and it came out beautifully. The taste? Well, it was a bit sour.
The doubt made me do some web search and I found that it is indeed a sour fruit, but people love it.
Are we, southern europeans, not used to that type of fruits? Did we have bad luck with the ones we bought?
I don't know. A volunteer (my mother) will buy red currants and check it out. We'll see.

0 comentários: