23.5.11

Pasta de Leite em Pó

Como relatei no post anterior, tive a oportunidade de experimentar a pasta portuguesa (uma espécie de fondant) na decoração do bolo de aniversário do meu pai. Foi fácil de trabalhar e recomendo.

No entanto, umas semanas antes, li um artigo sobre uma pasta feita com leite em pó e fiquei curiosa. Fiz mais umas pesquisas e encontrei a indicação de que bastaria juntar mel e leite em pó, até formar uma pasta consistente e moldável. Assim foi. 

Juntei num prato uma colher de sopa de mel (deve ser o mais claro possível para ficar com um tom o mais próximo do branco) e fui adicionando aos poucos o leite em pó. Mexi com uma colher e depois usei as mãos para sentir a consistência.
Assim que achei estar pronto, comecei a tentar fazer uma flor. Devo dizer que não é muito fácil, mas faz-se. Primeiro uma pétala, depois outra e outra. Juntei-as à medida que ia fazendo e no fim pousei com cuidado num prato. Humedecia as mão sempre que a pasta ficava dura.
Usei corante alimentar em pó para fazer uma flor colorida e juntar um pormenor às flores claras. Resultou.
Decorei então o topo de uns bolinhos de milho.

Devo dizer que também há a referência ao uso de açúcar em ponto em vez do mel. Esse eu não testei.
Foi um exercício interessante enquanto experiência e uma alternativa para quem não tem acesso às pastas profissionais, ou então não gosta do seu sabor.

Em tom de brincadeira: descobri que o leite em pó é um produto caro, por isso vou ter que fazer mesmo muitas decorações!


0 comentários: