16.10.11

Blog Action Day - A minhas memórias gastronómicas | Food Memories

O que é o Blog Action Day?



Desde 2007, o Blog Action Day é uma acção conjunta de bloggers de todo o mundo que visa escreverem sobre um grande tema, no mesmo dia. No passado já se falou de água, mudanças climáticas e pobreza.
Este ano, o dia escolhido foi o 16 de Outubro (hoje) que coincide com o Dia Mundial da Alimentação. Por isso, naturalmente, o tema de 2011 é a Alimentação.

Este blogue é maioritariamente sobre comida e por isso vem mesmo a calhar.
Decidi escrever sobre uma vertente positiva (apesar de estar consciente de inúmeras questões sérias e pertinentes associadas à alimentação).
Quais serão as minhas memórias culinárias? Vejamos.

As melhores e primeiras memórias que tenho em relação a comida, vêm da minha mãe.
Há um conjunto de pratos que, apesar de simples, são irrepetíveis. Só uma pessoa consegue fazê-los da mesma forma, vezes sem conta.
É o que acontece com o arroz de frango da minha mãe, por exemplo, ou então a jardineira (que me fazia sentir sempre melhor quando estava doente). Só mesmo daquelas mãos saem "aqueles" pratos.
Não consigo cozinhá-los, nem quero, ou sequer tento. Prefiro pedir um miminho desses, sempre que estamos juntas. E é tãaaaoo bom.

Lembro a tarte de amêndoa que era sempre um sucesso quando eu e o meu irmão levávamos às festas da escola e não posso deixar de lembrar o Bolo Rei, uma surpresa para quem não conhece a fama e se surpreende à primeira dentada, fofa e quentinha.
Ah, a feijoada à brasileira, uma delícia que já arrisco fazer e que alegra os estômagos mais exigentes.
Há muito mais, o tradicional bolo de domingo, de preferência o de côco, o favorito do meu pai, que não se cansaria de comê-lo semana após semana.
Não posso deixar de referir os pratos minhotos (tão bem executados por uma minhota de coração), a aletria (uma das preferências do meu irmão), os rojões, e tantos outros.

Rojões à Minhota

A minha mãe também conquistou o estômago do meu marido, nomeadamente com os Sonhos que fazem com que se arrependa sempre no dia seguinte, por não ter comido mais. E não esquecendo o Tiramisú, a sobremesa solicitada anualmente pelo seu aniversário.

Mmmm, o cozido à portuguesa, com o arrozinho soltinho da água em que cozeram as carnes e os legumes...
E por falar em arroz, o de bacalhau, malandrinho, com ovo estrelado.

Penso que é fácil perceber a minha paixão pela cozinha, em primeiro lugar como degustadora e só muito mais tarde como executante.
Hoje em dia já vou sabendo um pouquinho mais e posso partilhar com a minha mãe, sempre pronta a experimentar pratos novos.

Mãe, este blogue também é um bocadinho teu. :)

__________________________

What is Blog Action Day?


Since 2007, Blog Action Day has focused bloggers around the world to blog about one important global topic on the same day. Past topics have included water, climate change and poverty.
This year, Blog Action Day is held on October 16, which coincides with World Food Day, so naturally the 2011 theme is FOOD.

Food is the main topic of this blog and I decided to write about some of my food memories.
Well, the first and best food memories I have come from my mother.
There are some meals that can only be done by one person, over and over. That's what happens with the chicken rice of my mother, for example, or "jardineira" (a beef stew with vegetables, that always made me feel better when I was ill). Only those hands were able to make those dishes.
I can't cook them, nor want to, or try to. I'd rather ask for, as a treat, when we are together. And it is soooooo goood.

I remember the almond pie that was always a success when me and my brother took it to the school parties, and I can't forget the Bolo Rei (a fruit cake eaten at Christmas), a surprise at the first bite.

Oh! And the black beans, a delicious dish that I already risk doing and makes the most demanding stomachs rejoice.

There's many more, the usual sunday cake, with coconut preferably, my father's favorite, that he would't mind eating all the time.
I can't forget the traditional recipes from Minho, the aletria (sweet made with angel pasta, covered with cinnamon) one of my brother's favorites; the rojões, and so many others.

My mother also conquered my husband's stomach, namely with "sonhos" (sweet made of a fried dough covered in a lemony syrup) that makes him regret not having eaten more. And cannot forget Tiramisú, the dessert he asks for each year, for his birthday.


Yumm, the "cozido" (boiled meats of all sorts with vegetables) with the tasty rice made with the water from the meats and vegetables...

And speaking of rice, the cod one, with fried eggs.

I think that now it is easy to understand my passion for food, in the first place as a taster and only much later as a cook.

Today, I know a little bit more, and I can share it with my mother, always ready to try different things.

Mother, this blog is also a bit yours. :)

0 comentários: