14.5.13

Bolo com mel para meu Pai


Hoje é dia de festa. O meu pai celebra mais um aniversário, mas este ano é especial, uma idade muito bonita e que me deixa muito feliz, 70 anos. Fico feliz por vê-lo ativo, com alegria, saúde, imaginação nas suas artes e  bom humor.

Tal como aconteceu no dia da mãe, não vou estar fisicamente presente no aniversário, mas preparei uma surpresa "docinha", como o meu pai gosta.


Escolhi um bolo com mel de abelha porque o aniversariante, quando era mais novito, gostava de ir às reservas de mel dos padrinhos e comer, comer. Sempre gostou de petiscos e os olhos brilham com comidinha boa. Ainda hoje é assim e fico feliz que o seja.

Pesquisei uma receita de um bolo que tivesse mel de abelha e testei. Ficou bom. Decidi decorar de acordo com a temática e por isso fiz umas abelhinhas de pasta de açúcar com umas gotas de corante amarelo; as asas com amêndoa laminada e as riscas com chocolate derretido (usando um palito). Segui design das abelhas por este site.  Ficaram amorosas, como o meu menino de 70 anos. Parabéns Pai!


Bolo com mel de abelha
[receita adaptada de Brown Eyed Baker]

3 e 1/2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de chá de canela
1/2 colher de chá de cravinho
1 chávena de óleo
1 chávena de mel de abelha
1 e 1/2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de açúcar amarelo
2 ovos
1 colher de chá de baunilha
1 chávena de café morno
1/2 chávena de sumo de laranja
1/4 de chávena de whisky

Misturar os ingredientes secos primeiro. Adicionar o mel, o óleo, os açúcares, os ovos, a baunilha. Misturar muito bem e juntar os líquidos (o café, o sumo e o whisky) com cautela, provavelmente não a quantidade toda para não ficar uma mistura muito líquida.

Colocar numa forma untada e polvilhada. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40/50 minutos. Um palito inserido no centro deverá estar ligeiramente húmido.


1 comentários:

AJ disse...

Beautifully made! Loving the marzipan colours!