20.5.11

Fim-de-Semana de Festa

O fim-de-semana passado foi de festa. Visitei a minha família e pude participar no aniversário do meu pai.

Como não podia deixar de ser, houve a colaboração de todos na elaboração de sobremesas e petiscos.

Decidimos também que o bolo ia ser especial. Fui cúmplice da minha mãe na ida a uma loja da especialidade, a Casa Januário, e fiquei fascinada com os materiais.
Já tinha usado massapão na cobertura de bolos, mas ainda não tinha experimentado outro tipo de pastas.
Decidimo-nos pela pasta portuguesa, uma variação da pasta americana, mas mais acessível. Segundo nos disseram na loja, a pasta portuguesa não permite construir figuras, por ter menos consistência.
Penso que o correspondente em inglês a estas pastas é o fondant.
Escolhemos pacotes com a pasta já colorida: verde, cinza, castanho, branco.

Quanto à execução, foram feitos dois bolos de côco, unidos por um recheio feito com queijo creme e um pouco de açúcar. Depois, devíamos ter coberto o bolo com natas ou outro creme leve, pois a pasta assim ficaria colada ao bolo e não solta.

Polvilhou-se o balcão com açúcar em pó, amassou-se um pedaço de pasta branca e depois estendeu-se com um rolo. Foi então colocado sobre o bolo, tipo lençol, e cortadas as sobras.
Quanto à decoração...
Bem, decidimos que seria um bonsai, pois tem sido um dos hobbies do meu pai nos últimos anos.
Não foi muito fácil decidir e concretizar o design, pois não havia um molde concreto, mas o resultado foi bastante interessante e deu-nos experiência para continuar. Por indicação da minha mãe usámos uma faca humedecida para acertar as imperfeições.
Um bolo com este tipo de pasta não pode ir para o frigorífico, pois a pasta amolece.



Uma experiência a repetir.

0 comentários: