28.4.13

Festa de 60 anos de casamento - o bolo | 60th aniversary party - the cake

Recentemente houve uma festa grande na família, o aniversário de casamento dos avós do meu marido, 60 anos. Decidiu-se que a festa seria em nossa casa, mas com a colaboração de todos. A refeição coube a uns, os aperitivos a outros e a sobremesa também. Cabia-nos tratar do espaço e do bolo.

Claro que o bolo poderia ser comprado, como tem sido ao longo dos últimos anos, mas desta vez atrevi-me a sugerir fazê-lo eu. Trata-se de uma oportunidade que uma aprendiz de pasteleira não pode perder. E assim foi.

Os noivos tiveram a oportunidade de escolher a massa para o bolo e optaram por bolo escuro com mel de cana e frutos secos, tradicional nas festas madeirenses, chamado bolo família. Esta receita tem o nome sugestivo de bolo podre, mas é uma delícia.
Segue-se o passo a passo do projeto.

BOLO PODRE
(bolo tradicional na Madeira, muito usado em festas e casamentos)
Cada metade foi feita separadamente, na quantidade indicada abaixo. O outro andar foi também nessa quantidade, mas numa forma mais pequena.

250 de farinha
250 de açúcar
250 de manteiga
2 ovos
uma colher de chá de fermento em pó
250 ml de mel de cana
1 dl de vinho madeira / ou porto
meia garrafa pequena de cerveja preta
raspa de meio limão
1 colher de café de canela
250 de frutos secos: passas, amêndoas partidas, nozes, o que houver ;)

Bate-se a farinha, o fermento e a canela com a manteiga e o açúcar. 
 
Juntam-se as gemas batidas. Acrescenta-se a raspa de limão, o mel e a cerveja (pode ser sensato usar menos de meia garrafa - foi o que fiz - pois ainda levará vinho e as claras, convém dar uma margem para não ficar uma massa demasiado líquida). Bate-se bem. 
 
Deitam-se as frutas picadas e o vinho.
 
Envolvem-se as claras em castelo.
 
Coze-se a 180ºC, em forma untada e polvilhada.



Primeira metade do bolo a arrefecer


Recheio de natas batidas e açúcar em pó


Segunda metade e cobertura com as natas


Como o bolo iria ter um outro andar e poderia abater, segui o conselho de uma amiga e usei um recipiente (uma pequena forma de cerâmica, mas pode ser um copo ou outra coisa, desde que tenha a altura certa do bolo) no centro. Para isso tirei o centro do bolo para poder encaixar melhor e depois cobri com as natas.


Para a cobertura comprei covapaste, uma pasta de açúcar fácil de trabalhar e estender. Usei rolo e açúcar em pó para não pegar na mesa. Peguei na pasta como um lençol e coloquei por cima do bolo. Claro que não ficou perfeito, mas dei uns retoques com uma faca molhada em água.
O remate em baixo não estava grande coisa e por isso criei uns folhos, trabalhando a pasta como se fosse tecido.

Cobri o segundo bolo e depois tentei criar algo para o topo. Decidi-me por um laço e consultei alguns tutoriais:

http://junipercakery.co.uk/blog/tutorial-looped-bow-cake-decorating/

http://cakejournal.com/tutorials/how-to-make-a-gum-paste-bow/ (este foi o que serviu de guia, mas não usei colas, nem pincel, nem régua)

 
Já está com melhor aspecto, mas ainda há imperfeições nas laterais e decidi criar uns efeitos que "colei" passando uma faca molhada no lugar a fixar e depois fixei.


 Coloquei os números correspondentes e terminei.


Não é o trabalho mais perfeito, mas fiquei satisfeita com o resultado. Para além da decoração, o bolo estava muito saboroso e isso é muito importante.

Depois, partilharei as decorações de mesa.




0 comentários: