A Páscoa já passou, é verdade, mas foi comemorada com uma especialidade da época, o Folar. Fi-lo caseiro, baseado numa receita de família, numa variante mais saudável (com farinha integral).
À mesa, o Folar foi aconchegado por uma toalha muito especial, oferecida por um casal amigo, feita em Bordado Madeira. Um mimo.
Folar de Páscoa (para 3 folares)
400g de açúcar
500g de farinha convencional
500g de farinha integral
1/2 litro de leite
100g de margarina
4 ovos
1/2 kg de pão em massa (usei a minha receita de massa de pizza integral)
um pouco de fermento de padeiro (cerca de 25g)
Frutas cristalizadas e frutos secos (usei papaia cristalizada e passas sem grainha)
A gosto: raspa de limão, canela, baunilha, aguardente e vinho Madeira ou Porto
Junta-se o açúcar com os ovos e a margarina derretida. Uma vez bem ligado, junta-se o pão em massa (usei uma dose de massa de pizza caseira integral)e o fermento de padeiro, o leite, as farinhas, a canela, a baunilha, o limão, o vinho e a aguardente. Adicionar uma pitada de sal e os frutos secos /cristalizados.
Amassa-se bem e deixa-se num recipiente grande a levedar por cerca de 10 horas, coberto. Após esse período deverá ter aumentado bastante de volume. Formar folares e é conveniente deixá-los repousar por 1h.
Cozer em forno quente.
Easter has gone, but at home it was celebrated properly with a typical sweet bread called Folar. My version was adapted from a family recipe, using whole wheat flour.
At the table the bread was in a small basket over a lovely towel which was offered by friends, made in Madeira Embroidery.
0 comentários:
Enviar um comentário